quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

30 de Janeiro. Dia da saudade!

No dia 30 de janeiro se comemora o Dia da Saudade. A palavra vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:
´´Saudade: Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.``


Este sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes e não há quem já não o tenha sentido. Temos saudades de pessoas, de momentos, de situações, de lugares. Sentimos falta de tudo o que nos faz bem. E, como dizem que relembrar é viver, a saudade nos transporta para um tempo em que fomos mais felizes, trazendo, muitas vezes, lembranças doloridas.


Então, porque não vivermos uma saudade diferente? Ao invés da dor da nostalgia, sentir a alegria da nostalgia, dos bons momentos que passaram, e que não voltam mais. E por que voltar? Se dia após dia temos muitas oportunidades para ser feliz e fazer das nossas horas, momentos especiais. Viver plenamente o presente que será nossa saudosa lembrança de amanhã. Então para celebrar esse dia da saudade, um poema para nos deliciarmos.



Saudade
Na solidão, na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas, nos mares, no brilho do sol e no
anoitecer. Via você no ontem , no hoje, no amanhã... Mas não via você no
momento. Que saudade...
Mário Quintana

Nenhum comentário: